Se abrirmos dicionário e procurarmos o significado da palavra “tolerância” uma das definições que encontraremos é: “boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas.” A intolerância então, seria o oposto disso, isto é, quando a tolerância não acontece.
Aceitar aquilo que não se quer, ou ouvir com paciência opiniões diferentes das nossas, são virtudes necessárias para a convivência em uma sociedade democrática. Porém, de tempos em tempos, vemos o enfraquecimento desses valores, não só no Brasil, mas no mundo todo.
Sabemos com certeza que conviver com as diferenças não é uma tarefa fácil. Somos quase 8 bilhões de indivíduos com opiniões, crenças, valores e contextos diferentes. E é com frequência que escutamos ou lemos sobre relatos de desrespeito e intolerância em razão de opiniões políticas, orientação sexual, religião, nacionalidade, raça, entre outros. Muitas vezes, as manifestações de intolerância resultam em violências. Como exemplo podemos citar uma das maiores tragédias da humanidade: o Holocausto – durante o Nazismo na Alemanha. Naquela ocasião, cerca de 6 milhões de judeus foram mortos.
Para entender melhor sobre este assunto tão importante no nosso dia, criamos um ebook especial, que demonstra como a intolerância pode se tornar tolerância. Apontamos estudos históricos como também, dicas para nos tornarmos pessoas mais tolerantes em um mundo tão plural.
Baixe no link abaixo:
Intolerância – O desafio de conviver com a diferença.
A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.
Coloque cor nos seus negócios hoje mesmo! A transformação parte de dentro para fora. Mas você já estava ciente disso ao iniciar […]
Saiba +Não é de hoje que a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – está nos trens topics. Cada vez mais […]
Saiba +As festividades juninas são uma tradição rica em cultura e diversão. De maneira autêntica elas também podem nos ensinar muito sobre o […]
Saiba +