fbpx

Blog

Eu, empreendedor.

05/10/2022 | Categoria: Empreendedorismo

Eu, empreendedor – É onde abordamos o empreendedorismo de cada pessoa que um dia decidiu mudar de vida e romper a fronteira e segurança do CLT para se tornar um empresário próprio – uma das mais difíceis e arriscadas decisões de toda a vida.

Além de criativo, inovador, sonhador e arrojado, o empreendedor precisa estar pronto para aceitar desafios, derrotas, vitórias e imprevistos que nunca serão planejados no meio do caminho.

Assim, o Brasil mudou da 13º posição para a 7º de empreendedores ativos. Isso significa um aumento expressivo de alta de 1,2 ponto percentual em relação a 2020.

Ao todo, existem 14 milhões de pessoas de 18 a 64 anos, ou 9,9% da população adulta, que comandam um negócio do tipo no país. Ou seja, a população encontrou a solução para uma alternativa de renda, no empreendedorismo, mediante a pandemia do novo coronavírus e a crise gerada por ela.

De acordo com um levantamento realizado pela empresa de monitoramento de empreendedorismo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), 52 milhões de brasileiros possuem negócio próprio. Destes, mais de 9 milhões são MEIs.

“Ao mesmo tempo que a pandemia forçou muitas pessoas a irem para o empreendedorismo por necessidade, ela também estimulou a busca desse meio de vida por oportunidade. E a tendência é que o empreendedorismo continue crescendo. O relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, realizado pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), fez uma estimativa de que 50 milhões de brasileiros que ainda não empreendiam, tinham planos de abrir um negócio nos próximos três anos”

afirma Carlos Melles, presidente do SEBRAE, que destaca ainda que desse total, 1/3 dos potenciais empreendedores teriam a pandemia como maior motivação, mas os outros dois terços seriam movidos pelo desejo natural de empreender.

Empreendedores de sucesso no Brasil.

Histórias de empreendedores de sucesso sempre foram motivação para os pequenos e médios empreendedores. Isso porque, quando enxergamos uma igualdade no começo das histórias, temos uma tendência maior a nos esforçarmos mais para que o nosso negócio dê certo. Conheça 3 empreendedores que acreditamos em sua jornada:

Luiza Trajano (Magazine Luiza)

Muitos acreditam que Luiza Trajano fundou o Magazine Luiza, mas a loja já existia quando ela era jovem.

Seu trabalho começou como balconista em uma das unidades da empresa, passando por todos os setores do negócio até se tornar presidente em 2008. No seu comando, a loja cresceu e se tornou uma das maiores redes brasileiras. Recentemente, Luiza foi destacada pela Forbes entre as 3 mulheres mais poderosas do país.

Flávio Augusto (Wise Up)

Flávio Augusto foi criado na periferia do Rio de Janeiro. Com 19 anos, vendia cursos de uma escola de idiomas e em pouco tempo, se tornou diretor regional do negócio.

Com a experiência adquirida, ele pediu um empréstimo e fundou sua própria empresa no ramo em 1995. Chamada Wise Up, a nova escola conquistou o primeiro milhão em apenas um ano. A partir disso, ele também se tornou um dos maiores influenciadores sobre empreendedorismo do Brasil e publicou 3 livros sobre o tema.

Alexandre Costa (Cacau Show)

Alexandre Costa distribuía trufas e ovos de chocolate artesanais no comércio de São Paulo quando tinha 17 anos.

Quando os negócios começaram a dar certo, ele juntou dinheiro e viajou para a Bélgica para estudar culinária chocólatra, aumentando a qualidade dos produtos, o que o motivou a inauguração da primeira loja Cacau Show em 2001. Depois de virar uma franquia, hoje a marca tem mais de 2 mil estabelecimentos e é considerada a maior rede de chocolates finos do planeta.

Mesmo sem muito dinheiro para ir estudar no exterior, Alexandre Costa demonstrou como é possível fazer mais, mesmo com recursos limitados. O exemplo vale para todos. Você pode fazer um curso na sua cidade ou consumir conteúdo gratuito na internet. O que vale é transformar o que está ao seu alcance em uma ferramenta para crescer mais.

Feira do empreendedor acontece nesta semana!

De 7 a 11 de outubro, das 10 às 20h, o Sebrae realiza a Feira do Empreendedor 2022 em um modelo inédito e 100% híbrido.

Durante 5 dias, o maior evento de empreendedorismo do mundo vai reunir mais de 500 expositores e cerca de 120 mil visitantes no São Paulo Expo. A programação também prevê uma série de atrações na plataforma Digital Sebrae Experience, que está sempre no ar.

Em 2021, quando foi realizada de forma digital, a Feira do Empreendedor atraiu 115 mil pessoas, somando 190 mil atendimentos e 140 horas de conteúdo. Saiba mais em: feiradoempreendedor.sebraesp.com.br

 

Ebook – Eu, empreendedor.

Baixe nosso ebook Eu, empreendedor, e confira alguns conselhos feitos pelo nosso CEO – Rodrigo Pavan, através de sua experiência de 20 anos no segmento financeiro.

Eu, empreendedor

Veja também

06/09/2022

O Setembro Amarelo® salva vidas!

O Setembro Amarelo® salva vidas! A campanha tem como objetivo principal, buscar conscientizar todas as pessoas em relação a esse perigo eminente […]

Saiba +
18/04/2024

Criatividade Cria Oportunidades

No cenário dinâmico e competitivo dos negócios, a criatividade cria oportunidade como uma força propulsora para inovação e crescimento. Além de uma […]

Saiba +
08/11/2022

Novembro Azul – Uma luta de todos nós.

Novembro Azul – Uma luta de todos nós – É uma campanha promovida pela Way para todos os homens sobre a prevenção […]

Saiba +